CM Sintra ajuda associações de apoio e protecção animal

41
Cadela Tulipa - Está para adopção no Sítio dos Animais de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) ajuda associações de apoio e protecção a animais do concelho, no montante total de 48 mil euros, para recolha e acompanhamento de animais abandonados.

Este auxílio, aprovado em reunião de executivo, pretende fazer face às dificuldades sentidas pelas Associações para assegurar a alimentação e tratamento dos animais recolhidos.

Adicionalmente, o Município de Sintra promove, através do Sítio dos Animais / Centro de Recolha Oficial de Sintra (CROS), a recolha de animais errantes, abandonados, agressores e agredidos e animais vítimas de maus tratos.

O Sítio dos Animais / CROS acolhe atualmente 274 canídeos e 130 gatídeos, a que acrescem mais 389 canídeos e 47 gatídeos transferidos do CROS para Associações de Protecção de Animais do concelho, que apoiam o município na recolha, prestação de cuidados básicos e na adopção destes animais.

Importa assegurar apoio a estas associações, sob pena de vermos aumentar o número de animais abandonados e a deambular pelas ruas. Valorizamos o trabalho feito até agora, que aliás é exemplo nacional no que concerne a políticas de bem estar animal”, refere Basílio Horta, presidente da autarquia.

A autarquia de Sintra irá conceder apoio às seguintes instituições:

  • ANIMALIFE – Associação de Sensibilização de Apoio Social e Ambiental; Associação A Canina da Fonte do Lobo; Associação Animais de Rua; , Entregatos – Associação de Protecção a Gatos Errantes; Associação Patas Errantes; Associação Patudos Felizes;
  • NAAAS – Núcleo de Apoio a Animais Abandonados; UPPA – União Para a Protecção dos Animais; Associação Aldeia de Gatos de Sintra; Associação Bigodes Fofos; Associação Happy Animals & Company; Associação Olhogato e Companhia; e Associação Patinhas Catitas de Agualva e Mira Sintra.